Solicite um Orçamento

BLOG

ASSÉDIO NO ENSAIO SENSUAL – COMO SE PROTEGER?

Categoria: Assédio na Fotografia, AUTOESTIMA, Ensaio Feminino, Perguntas, Sobre Fotografia, Universo Feminino

 

 FALANDO SOBRE ASSÉDIO E ÉTICA NO ENSAIO FOTOGRÁFICO SENSUAL FEMININO.

 

Recentemente tivermos uma onda de denúncias sobre fotógrafos que abusaram de suas modelos.

Os abusos se deram de várias formas:

Por frases mal intencionadas, pedido de envio de “nudes” (com a desculpa de conhecer o corpo das modelos), o direcionamento das modelos em poses constrangedoras e até mesmo contato físico à força.

 

E é muito triste constatar que este tipo de situação é cada vez mais comum, tanto que independentemente do dia em que você estiver lendo este post, ele deve ser atual. Talvez devido ao grande número de fotógrafos que estão se dedicando ao ensaio feminino, alguns deles com segundas intenções.

 

 

Por isso pensei em dar algumas dicas e cuidados para que as mulheres que desejam viver a maravilhosa experiência de serem fotografadas se sintam mais seguras na escolha do profissional que realizará este sonho.

Estas dicas também são importantes para os fotógrafos que estão entrando na área da fotografia feminina e querem conduzir suas carreiras de forma correta.

 

Mas antes gostaria de me apresentar, eu sou o Gui Guimaraens, fotógrafo de Belo Horizonte, onde tenho o meu estúdio, o Estúdio Setenta e Sete – E77.

São mais de 15 anos trabalhando com fotografia de Moda, de Produtos e Publicidade.

Ultimamente tenho me especializado em ensaios de pessoas, os chamados “Books”, principalmente ensaio feminino e sensual.

 

Então aqui vão algumas dicas para você, que quer ser fotografada, viver uma nova experiência e se enxergar de uma maneira totalmente diferente!

 

 

Procure fotógrafos com boas referências:

Uma das melhores maneiras de escolher um fotógrafo é através de referências dadas por pessoas que já foram fotografadas por ele.

Uma pessoa que já passou por esta experiência é a melhor fonte de informação sobre o ensaio fotográfico.

Você ficará sabendo não só se é seguro, mas também como é sua direção, se foi fácil de se soltar, se ele foi pontual, se entregou o que foi combinado, se ela se sentiu mais feminina, mais mulher, mais linda.

Enfim, vai ser uma ótima fonte de informação.

 

Outra dica é procurar os contatos destas pessoas no site do fotógrafo, na parte de depoimentos, ou então no Instagram, procure as marcações das modelos e mande uma mensagem para elas.

 

Procure fotógrafos com mais tempo de mercado. Uma pessoa que tem mais tempo de carreira tem mais confiabilidade, pois não é fácil se manter nesta profissão por muito tempo se você não segue uma conduta ética.

Uma carreira mais longa também indica uma maior experiência em fotografia, portanto uma maior facilidade na direção de pessoas que não estão acostumadas a serem fotografadas, um maior conhecimento e controle da luz e do posicionamento do corpo, todos muito importantes em um ensaio sensual ou casual.

 

 

Pesquise o fotógrafo: Veja se ele tem site, instagram, facebook, se existem comentários em suas redes que o elogiam ou não.

Faça uma pesquisa no estilo de vida dele, nas postagens que faz. Isto poderá lhe dar uma ideia da pessoa que ele é.

Aproveite esta pesquisa para conhecer o seu trabalho. Isto é muito importante!! Se você gosta das fotos que ele faz e do seu estilo, é um grande indício de que você vai amar o ensaio.

 

 

Fotografar com fotógrafo homem ou mulher?

Em todas as dicas eu citei “ele” quando me referi ao fotógrafo, mas estou falando tanto de fotógrafo homem quanto mulher.

Eu pessoalmente não faço distinção sobre isso, existem bons e maus profissionais de ambos os gêneros.

Não é por ser homem ou mulher que você estará mais segura ou terá uma melhor experiência. Neste caso acho que tanto faz.

O importante é você confiar no trabalho e se sentir confortável com a pessoa que vai te fotografar. Acredito que é uma decisão pessoal, exclusivamente sua!

Você tem que fotografar com que se sentir mais a vontade. Esta será a decisão certa.

 

 

 

Agora as três principais dicas para os fotógrafos que trabalham com fotografia feminina:

 

A primeira, a segunda e a terceira dica para os fotógrafos são: RESPEITO, RESPEITO e RESPEITO!!!

 

RESPEITE A SUA CLIENTE, que escolheu fotografar com você no meio de tantos outros fotógrafos dentro de um mercado muito competitivo.

 

RESPEITE A PESSOA que está na sua frente, que deposita em você muita confiança e que tem uma grande expectativa de que você vai lhe proporcionar uma linda experiência.

 

RESPEITE A SUA PROFISSÃO! Que é mágica e consegue contar histórias e proporcionar sentimentos fortes e duradouros para as pessoas. E que não merece ser desmoralizada por pessoas de mau-caráter.

 

Muito importante também, principalmente se você é um fotógrafo homem, é ter sempre uma assistente mulher para lhe auxiliar.

Neste caso o gênero faz diferença!

Tendo uma assistente, ela pode ajudar arrumando um cabelo que caiu no rosto, um ajuste na roupa e também nas trocas de roupa, momentos em que vc não precisa ficar perto.

Isso dará mais conforto para a sua cliente.

 

 

 

Selecionei alguns fotógrafos especializados em fotografia sensual que também são de confiança e tem um trabalho sério.

Coloquei aqui os links para os Instagrams deles:

 

@marianabeltrame

@photodiamante

@carolineloures

@tempodela

@theguisclub – Ah! Claro que me incluo nesta lista de fotógrafos que respeitam suas clientes!!!

 

Se tiver interesse em viver uma linda experiência e fazer o ensaio fotográfico sensacional entre em contato com qualquer um de nós.

 

Tenho certeza que você vai realizar seu sonho!

 

TODAS AS FOTOS DESTE POST FORAM FEITAS EM UM ENSAIO AUTORAL ONDE FALO SOBRE A ANGÚSTIA FEMININA, TEMA RECORRENTE NO MEU TRABALHO AUTORAL

Contei com a Maravilhosa e Expressiva Modelo PÂMELA DE JESUS @pamelajesus_oficial

Também contei com assistência da Isabella Torres, que foi minha aluna na Escola de Imagem. @isabellatorres_fotografia

 

 

 

TAGS

Comente aqui!

Seu comentário é muito importante para nós. Separador

Olá, podemos conversar?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o nosso trabalho, é hora de agir!