Solicite um Orçamento

BLOG

Qual a Luz perfeita? Flash ou Natural?

Categoria: Ensaio Feminino, Perguntas, Sobre Fotografia

* Mais fotos no fim do texto

Semana passada fui convidado a participar da Imersão Diamante, foram três dias intensos em Lavras Novas, falando, respirando e praticando a fotografia. Uma experiência que aconselho a todos. Outros grandes amigos estiveram lá passando um pouco da sua experiência em fotografia para os participantes da Imersão: Henrique Ribas, Felipe Temponi, Carmine Furletti, além do pessoal da @powerdiamante, Diego D’Ávida e Henrique Romani.

A imersão é promovida pelo meu grande amigo Ricardo Diamante do @photodiamante, que me convidou para falar um pouco sobre Luz. Ele sempre me apresenta como “O Cara que sabe usar o Flash”! Kkkk.

Na verdade não faço distinção entre luz natural, flash, LEDs, lâmpadas ou velas. Todos são fontes de luz, cada um com a sua especificidade. Como fotógrafo comercial, acabei escolhendo o Flash como minha ferramenta principal, uma vez que a cada dia me deparo com uma necessidade diferente, fotografando pessoas, produtos, roupas, joias, etc… Para atender a necessidade de luzes variadas e principalmente do prazo de entrega curto, não podemos esperar o dia nascer, a chuva parar ou a luz natural ficar perfeita. Além do fato dela ter que se manter assim, perfeita, por horas e horas de trabalho. Por isso aprendi a utilizar o flash. Para ter sempre o controle da luz.

Curiosamente não precisei usar o Flash na imersão. Com os dias nublados e as grandes janelas da pousada a Luz estava PERFEITA! Aproveitei para mostrar aos alunos a importância de observar a luz com atenção e cuidado antes de sair clicando feito loucos. E também de como podemos criar situações diferentes usando a criatividade.

Todas estas fotos foram feitas sem flash, somente com a luz das janelas e portas, em um ensaio com menos de 20 minutos. Claro que tudo fica mais fácil quando fotografamos uma modelo tão bonita e fotogênica quanto a Thais.

TAGS

Comente aqui!

Seu comentário é muito importante para nós. Separador

Olá, podemos conversar?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o nosso trabalho, é hora de agir!